sábado, 22 de junho de 2013

Texto - AVESTRUZ Mario Prata


 Texto: Avestruz- Mario Prata

Nesta proposta de estudo, o aluno deverá desenvolver-se como leitor autônomo, com preferências nas diversas práticas de leitura e escrita.


O gênero textual crônica do texto AVESTRUZ de Mario Prada foi estudado no Curso presencial - Melhor Gestão, Melhor Ensino e está diretamente ligado aos valores sociais do cotidiano, propiciando ao aluno, a compreensão global do texto, nas várias formas de interpretação interdisciplinar e procedimentos de pesquisa contemplando assim, os Quatro Pilares da Educação.




Competências e Habilidades
1. COMPETÊNCIA TEXTUAL
1.1. Leitura

Gênero textual

• Crônica



Leitura
• Localizar informações explícitas em um texto.
• Interpretar informações veiculadas ao texto
• Inferir o sentido de palavras e expressões, a partir do contexto.
• Realizar inferência em relação ao conteúdo e à intencionalidade;
• Reconhecer a característica do gênero crônica.
• Reconhecer o tema central do texto.



                    Antes da leitura

·         Fazer um conhecimento prévio do assunto;
·         Entregar ao aluno cópias do texto;
·         Levantar expectativas sobre o assunto;
·         Questionar a formatação do gênero – prosa ou poema.
·         Estudar a etimologia da palavra - Avestruz
·         Ilustrar um avestruz;


Durante a leitura

·         Leitura silenciosa e em voz alta;
·         Explorar no 1º parágrafo – introdução – Qual o tema principal?
·         Esclarecer as palavras desconhecidas – pesquisa ao dicionário
·         Encaminhar o aluno para descobrir o humor do texto – “intencionalidade
·         Buscar informações complementares: textos informativos com consulta a enciclopédias e internet.
·         Escrever anotações de pesquisa, com base na leitura de diferentes textos sobre um mesmo tema.
·         Completar ficha organizativa: nome do autor, gênero, publicação, tema, titulo e informações obtida após leitura.

Intertextualidade

·         Referência à bíblia – ex. criação do avestruz com a formação do Céu e Terra,
·         Textos diversos - que possibilitam o aluno o contato com a leitura e escrita como forma de entretenimento no dia a dia, explorando o humor.


Interdisciplinaridade:

 Arte – leitura e ilustração da imagem do Avestruz a partir da compreensão do texto.

·         H1 - Reconhecer as linguagens como elementos integradores dos sistemas de comunicação.

·         H33 - Inferir as possíveis intenções do autor marcadas no texto

 Geografia – explorar o Continente Africano em que vivem os avestruzes.

 ·         H1 - Identificar diferentes formas de representação de fatos e fenômenos histórico-geográficos expressos em diferentes linguagens.

 ·         H2 – Reconhecer transformações temporais e espaciais na realidade.

 ·         H4 - Comparar diferentes explicações para fatos e processos históricos e/ou geográficos.

 ·         H6 – Identificar fenômenos e fatos histórico-geográficos e suas dimensões espaciais e temporais, utilizando mapas e gráficos.
  
 Matemática – pesquisar dados numéricos sobre peso, altura, velocidade e expectativa de vida de um avestruz.

 ·         H1 - Identificar e interpretar, a partir da leitura de textos apropriados, diferentes registros do conhecimento matemático ao longo do tempo.

·         H3 - Identificar o recurso matemático utilizado pelo homem, ao longo da história, para enfrentar e resolver problemas.

·         H6 - Identificar e interpretar conceitos e procedimentos matemáticos expressos em diferentes formas.

·         H16 - Identificar e interpretar fenômenos de qualquer natureza expressos em linguagem geométrica


Ciências – Qual a quantidade de alimento que um avestruz come por dia? Explorar seus hábitos alimentares como: onívoros e pequenos vertebrados e invertebrados.

H1 - Identificar e descrever diferentes representações dos fenômenos naturais a partir da leitura de imagens ou textos.


H11 – Descrever e comparar diferentes seres vivos que habitam diferentes ambientes, segundo suas características ecológicas.

Avaliação
Continua e paralela observando:

a) a participação e o envolvimento de cada aluno nas etapas de pesquisa e registro;

b) o comportamento dos alunos demonstrados nos momentos de pesquisa: seleção do material, consulta ao dicionário; leitura, produção textual diversificada.

c) as parcerias que foram produtivas e as dificuldades demonstradas individual e coletivamente;

Turmas: alunos do 6º anos ao 9º anos Ensino fundamental
Tempo: aprox. 08 aulas
Material necessário:
Livros, jornais, revistas, folhetos, sites e textos informativos (artigos de divulgação e outros gêneros) que abordam o tema de pesquisa escolhido ex: as causas da extinção e aves brasileiras ameaçadas.

Produto final

·         Montagem de um livro com produções interdisciplinar, por série.




Bibliografia

DOLZ, Joaquim; SCHNEUWLY, Bernard et al. Gêneros e progressão em expressão oral e escrita – elementos para reflexões sobre uma experiência suíça (Francófona). In: ______. Gêneros orais e escritos na escola. Campinas: Mercado das Letras, 2012. p. 35-60

PRATA, Mário. Avestruz. 5ª série/6º ano. vol. 2. Caderno do aluno (p. 9) e Caderno do professor (p. 18).

ROJO, Roxane. Letramento e capacidades de leitura para a cidadania. In: Curso EaD/EFAP. Leitura e escrita em contexto digital – Programa Práticas de leitura e escrita na contemporaneidade. 2012.

- São Paulo (Estado) Secretaria da Educação Currículo do Estado de São Paulo: Linguagens, códigos e suas tecnologias. Secretaria da Educação; coordenação geral, Maria Inês Fini; coordenação de áreas, Alice Vieira – São Paulo: SEE, 2010.

- site de busca – Google -  Wikipédia


Nenhum comentário:

Postar um comentário