quarta-feira, 12 de junho de 2013

Encontro presencial - Schneuwly

Considerações :
AS PRÁTICAS DE LINGUAGEM E OS GÊNEROS ( Dolz & Schneuwly p.50 a 53)
Comunicamos-nos desde pequenos através da interação social. A criança interage com práticas de linguagem antes de seu contato com a escola , por meio do convívio familiar.
O desenvolvimento da criança na idade escolar, só se torna possível graças ao ensino e à aprendizagem intencional, através de meios institucionais, que possibilitam práticas para o desenvolvimento da escrita e oralidade formal.
Dessa forma, tendo por base o ensino, o aluno aprimora os desejos relativos à produção e à compreensão. A escola amplia a bagagem de conhecimentos já adquiridos pela criança através dos diversos gêneros textuais.
A Teoria sociointeracionista defendida por Schneuwly aborda que a interação da sociedade acontece de modo padronizado na escola. A interação do aluno com o texto ocorre na medida em que se aproveita o conhecimento prévio do aluno com textos. Por exemplo –  a leitura de  contos de fadas na infância.
As capacidades de linguagem
Sequência didática - modos de ensino com objetivo de melhorar a própria prática
A sequência didática - organiza a lógica sem prejudicar o conhecimento já  adquirido anteriormente .
Estratégia de Ensino
  • zona proximal - mais experiente com o menos experiente - professor direciona o aluno
  • sociointeracionismo - vem com informações .  são as estratégias de ensino é o fazer com que o aluno avance em seu conhecimento.
Estudo presencial - curso Melhor Gestão , Melhor Ensino/2013.
Marlene Almeida Nunes Alves

Um comentário:

  1. Concordo plenamente com Dolz & Schneuwly " O desenvolvimento da criança na idade escolar, só se torna possível graças ao ensino e à aprendizagem intencional, através de meios institucionais, que possibilitam práticas para o desenvolvimento da escrita e oralidade formal." Quer dizer sem os conhecimentos prévios,ficaria bem mais dificultoso!e tudo tem sua sequência.

    ResponderExcluir