quinta-feira, 6 de junho de 2013

Recordando

Eu tive muita dificuldade nos anos iniciais, os alunos não faziam a pré-escola e havia retenção. Lembro-me que não compreendia o mundo das letras era algo muito abstrato. Minha mãe analfabeta, mas muito preocupada com a situação, decidiu pagar a uma vizinha para me ensinar a ler. Comecei a estudar no dia seguinte, “aula de recuperação”. Na casa, já tinha algumas crianças com dificuldades na aprendizagem e uma menina um pouco mais velha que eu, observava a minha dificuldade, mas não podíamos nos comunicar. Um dia , quando aquela senhora nos deixou sozinhos para atender o portão , a garota aproximou-se e como uma mágica explicou-me com juntar as letrinhas e naquele momento desvendou-se o mistério e compreendi o que era ler. Aquele foi o dia mais feliz de minha vida. Até hoje esse segredo não foi contado para ninguém.
 Na época era assim, só aprendia que sabia guardar segredos.

3 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Ler pra eu, sempre foi muito mágico, lembro quando comecei a estudar aos sete anos de idade na época usávamos a cartilha Caminho Suave, como eu amava copiar e folhear aquela cartilha, minha mãe lia depois mesmo sem eu saber ler folheava e ficava repetindo as historinhas. Quando aprendi a ler, lembro-me que gostava de ler aqueles livros circulantes da escola, um que eu nunca vou esquecer é a Ilha perdida achei mágico parecia que eu estava vivendo aquela história, enfim sou uma apaixonada pela leitura.Por isso escolhi fazer a faculdade de Letras.

    ResponderExcluir
  3. Depois de alguns anos de experiência e contato com diversos alunos e suas singularidades, continuo acreditando na Educação brasileira. Ler,compreender e interpretar é o que nos faz mergulhar ainda mais no mundo do conhecimento.

    ResponderExcluir